De acordo com o PWInsider, Samoa Joe ainda não assinou um contrato de exclusividade com a WWE, mas o acordo verbal que já está em processo e a papelada até algumas horas atrás.
Joe assinou o contrato antes de seu debut no NXT Takeover: Unstoppable continha uma cláusula que permitia a WWE fazer dele um talento único, que seria ligado ou desligado, dependendo do sucesso que terá em seus primeiros meses. Só levou algumas semanas para a WWE decidir ativá-lo com a grande venda de Merchadising que produziu o lutador.
Outro fator, de acordo PWInsider, foi o fato de que Joe aparece na televisão nacional com a Ring of Honor. Além disso, o mesmo Triple H e Vince McMahon levou isso adiante na quinta-feira, o anúncio da ROH ser transmitida na Destination América. Assim, a WWE e Joe concordaram em assinar a adenda ao seu contrato.
Enquanto sua ascensão ao roster principal provavelmente é iminente, ele estará fixo no NXT por alguns meses. Seu caso é comparado com o de Kevin Owens.
Seu combate com AJ Styles para enfrentar Christopher Daniels e Kazarian nas gravações do ROH TV do dia 20 de julho provavelmente será sua última aparição na empresa, mas pretende negociar mais datas antes para Joe antes de selar seu contrato exclusivo com a WWE .
Samoa Joe não suspendeu as poucas datas restantes nas indys, após cumprir essas datas, ele servirá apenas para WWE.